Campeonato de Pole Dance reúne 50 atletas em Curitiba
Acontece neste sábado (20), no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, a 4ª edição do Curitiba Pole Arte, tradicional campeonato de Pole Dance, que vai reunir cerca de 50 atletas de todo o Paraná em performances que envolvem técnica e interpretação artística, em seis diferentes categorias: principiante, amador, semi profissional, profissional, master (+40) e HeelOgraphy (para quem quiser competir usando salto alto).
Uma pesquisa realizada pela Vortex, marca de roupa especializada na prática, em parceria com o Curitiba Pole Arte, aponta o crescimento médio de 45% no número de alunas e alunos interessados no treinamento desta modalidade, nos últimos dois anos, com idades entre 26 e 40 anos. O levantamento contou com seis dos principais estúdios do estado.
Segundo a organizadora do evento e educadora física, Eloise Alcântara, esta também é uma oportunidade para o público em geral conhecer melhor essa modalidade de dança. "Ainda existe muito preconceito quando falamos no pole dance e esse espetáculo nos permite desmistificar, mostrar que é um esporte, uma dança linda e cheia de magia, que pode emocionar, entreter e divertir o público".
Bárbara Bioni, empresária e fundadora da marca Vortex, conta que a paixão pelo Pole Dance levou a um grande impacto em sua vida, com mudança de hábitos e também de profissão. “Eu atuava como designer gráfica e o envolvimento com esse esporte, que também é arte, me fez seguir um caminho de dedicação total. Hoje sou atleta, participo de diversos campeonatos, e dedico a minha profissão para criar roupas que ajudam na expressão artística e também trazem conforto para as praticantes”, conta.
As apresentações deste campeonato serão avaliadas por sete jurados técnicos e artísticos, formados por atletas de renome na área: Grazzy Brugner, Talia Antoniolli, Isis Maia, Mariana Souza, Cris Sáez, Nanna Mercury e Sandra Souza.
UM ESPORTE PARA TODOS - Eloise, que também é especialista em treinamento de força e gestão cultural, ressalta que o Pole Dance é um esporte para todos os interessados. “Independente do corpo, da idade e da identificação sexual. Todos têm potencial para desenvolver as habilidades necessárias nas diferentes modalidades pole, que podem ser artístico, esportivo e aéreo, entre outras”.
São inúmeras as vantagens que o pole dance oferece e elas vão além dos resultados físicos como força, flexibilidade e equilíbrio. “Estamos falando também de autoestima e a sensação de pertencimento a um grupo. Desenvolvimento da criatividade, consciência corporal e eu sempre incentivo a participação em campeonatos e espetáculos”.
SOBRE A VORTEX - O nome da marca representa a deusa do Pole Dance, criada para celebrar a fusão da arte, força e espiritualidade. Segundo Bárbara, a primeira coleção é uma celebração do ciclo lunar. “O nosso desafio foi capturar beleza e misticismo e transformar em tecido. Cada peça desta coleção foi cuidadosamente desenhada para refletir as diferentes fases lunares, desde a Lua Nova (introspecção) até a Lua Cheia (transbordamento e abundância), simbolizando os ciclos de renovação e transformação que todos experimentamos”, ressalta.
As peças estarão disponíveis para pré-venda no início de agosto.
SERVIÇO
Curitiba Pole Arte - Realização Elô Alcântara
Quando: 20 de julho, a partir das 15 horas
Local: Teatro Bom Jesus, Curitiba - PR
Ingressos: R$ 70 (41) 9977-0628