Prática de Pole Dance teve crescimento de 45% no Paraná
Uma pesquisa realizada pela Vortex, marca de roupa especializada na prática de Pole Dance, em parceria com o campeonato Curitiba Pole Arte, aponta o crescimento médio de 45% no número de alunas interessadas no treinamento desta modalidade no Paraná, nos últimos dois anos, com idades entre 26 e 40 anos de idade. O levantamento contou com seis dos principais estúdios do estado.
O dado reflete a alta qualidade da performance dos 50 atletas que estiveram no palco do Teatro Bom Jesus, no último dia 20, em Curitiba, disputando o pódio do Curitiba Pole Arte. Segundo uma das juradas do evento e responsável por trazer o pole para o Brasil, Grazzy Brugner, o nível das apresentações sobe a cada ano. “Foi incrível, os atletas estão de parabéns. Esse ano nós tivemos muitas notas próximas, com decisão dos ganhadores por décimos, justamente pelo alto nível técnico e artístico das performances”, ressalta.
Visando o crescimento da modalidade, a empreendedora e atleta Bárbara Bioni, lança a marca de roupas Vortex Pole Dancing. “Eu atuava como designer gráfica e o envolvimento com esse esporte, que também é arte, me fez seguir um caminho de dedicação total. Hoje sou atleta, participo de diversos campeonatos, e dedico a minha profissão para criar roupas que ajudam na expressão artística e também trazem conforto para as praticantes”, conta.
UM ESPORTE PARA TODOS - Eloise Alcantara, organizadora do evento e especialista em treinamento de força e gestão cultural, ressalta que o Pole Dance é um esporte para todos os interessados. “Independente do corpo, da idade e da identificação sexual. Todos têm potencial para desenvolver as habilidades necessárias nas diferentes modalidades pole, que podem ser artístico, esportivo e aéreo, entre outras”.
São inúmeras as vantagens que o pole dance oferece e elas vão além dos resultados físicos como força, flexibilidade e equilíbrio. “Estamos falando também de autoestima e a sensação de pertencimento a um grupo. Desenvolvimento da criatividade, consciência corporal e eu sempre incentivo a participação em campeonatos e espetáculos”.
SOBRE A VORTEX - O nome da marca representa a deusa do Pole Dance, criada para celebrar a fusão da arte, força e espiritualidade. Segundo Bárbara, a primeira coleção é uma celebração do ciclo lunar. “O nosso desafio foi capturar beleza e misticismo e transformar em tecido. Cada peça desta coleção foi cuidadosamente desenhada para refletir as diferentes fases lunares, desde a Lua Nova (introspecção) até a Lua Cheia (transbordamento e abundância), simbolizando os ciclos de renovação e transformação que todos experimentamos”, ressalta.